As crianças que vão para a floresta podem se deparar com alguns yokai, ou seja, criaturas e fenômenos sobrenaturais. Movidos por uma curiosidade sem limites, os pequenos desenham esses espíritos em seus cadernos para entender sua natureza e aprender com eles.
Com um mecanismo central de coleta de conjuntos, o objetivo do Yokai Sketch é marcar mais pontos yokai do que o outro jogador, completando esboços dos indescritíveis espíritos da floresta. O jogo é composto por dois baralhos de cartas: em um estão quatro tipos de yokai, cada um associado a um elemento (água, fogo, terra e vento) e um valor numérico que corresponde a pontos de vitória, e no outro, esboços feitos por humanos, dois dos quatro elementos e possivelmente uma habilidade especial.
No início do jogo, as cartas yokai são empilhadas em quatro baralhos (um para cada elemento) e três cartas de esboço são distribuídas aos jogadores com a face voltada para baixo. Por sua vez, os jogadores compram uma nova carta de esboço e deslizam uma de suas quatro cartas sob um dos quatro baralhos no centro da mesa para que ela revele o elemento associado a esse yokai. Se ao fazer isso o yokai atingir ou ultrapassar o número de rascunhos necessários para desenhá-lo (somando os rascunhos em ambos os lados da carta), o jogador que acumulou mais rascunhos em seu lado da mesa o pega.
As cartas de esboço do vencedor serão colocadas na pilha de descarte, e as do outro jogador ficarão onde estão, pois serão usadas para a próxima carta yokai desse tipo. Se houver empate no número de esboços em ambos os lados da carta, o yokai fica assustado e perdido. Nesse caso, nenhum dos jogadores consegue terminar a compra e todas as cartas de desenho de ambos os lados daquela pilha de yokai são descartadas. Os cartões de esboço também podem incluir poderes: chamar o yokai ou distraí-lo para mover os cartões. O jogo termina quando um ou mais baralhos yokai estiverem vazios.